quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jardins Verticais



Já disse aqui uma vez da super tendência dos jardins verticais.
O criador deste sistema incrível, "le mur végétal”, ou paredes vivas, é Patrick Blanc, botânico e paisagista francês.
A técnica desenvolvida por ele é conhecida como hidroponia, um sistema que permite cobrir de vegetação qualquer parede interior ou exterior, de qualquer edifício, sem necessidade de terra. O maior interesse é que esses jardins verticais têm objetivos mais nobres de climatização e filtragem do ar nos edifícios onde são instalados. Além dos benefícios que pode trazer como redução da poluição sonora, visual e do ar.
Acho que por causa da poluição, trânsito e problemas urbanos, cada vez mais as pessoas buscam fugir da fobia que a maioria dos shoppings causa. O Cidade Jardim é um refúgio dos muros fechados e com ar condicionado dos shoppings tradicionais.
Os skylights destes trazem um pouco da iluminação natural. isso é ótimo, mas imagina um shopping cheio de muros e guarda corpos verdes???
Esteve aqui no escritório a representante do Quadro Vivo, especialista em paisagismo vetical.
Eles que fizeram o restaurante Kaa com projeto de Arthur Casas.

http://www.quadrovivo.com/ (apesar de eu ter solicitado um orçamento a semanas e não ter recebido uma resposta...)http://www.verticalgardenpatrickblanc.com/mainen.php - site Patrick Blanc, o criador!!!

A Primeira imagem: Apliacada em ambiente residencial interno pela Quadro Vivo
A segunda: Hotel du Département [government headquarters] in Hauts-de-Seine, France
A terceira: The Siam Paragon Shopping Center in Bangkok.

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por jardim vertical, já admirava antes qualquer verde, fui criada praticamente no meio do mato em minas gerais e hoje sinto nescessidades e saudades da convivência de matas e riios. Hoje no centro da cidade imaginando aqueles tempos resolvi aprender tudo sobre o asunto, estou começando agora e já tenho um muro de 2,50 por 3 m já imermeabilizei e está prontinho para começar, ainda não sei que material usar, estou vendo de tudo na net a técnica mais barata. Parabéns pelo seu Blog.

    ResponderExcluir