segunda-feira, 22 de março de 2010

Highline Park

Enquanto fazia meu trabalho final de graduação para a faculdade busquei referências de projetos de revitalização. O que me chamou mais atenção na época foi este na ferrovia suspensa desativada no Meatpacking District em NY. Na época lembro que um professor me disse: - Isto é só um projeto... é impossível plantar árvores desta altura sem uma profundidade x.
Um pouco antes de viajar fiquei super animada quando encontrei uma revista no escritório que falava sobre a inauguração da primeira parte do "Highline Park".O projeto para o antigo e abandonado trilho de trem suspenso "saiu do papel".
Ainda existem alguns outros projetos de revitalização para o bairro. O Meatpacking District, que antes era conhecido como centro de prostituição e drogas, recebeu lojas de moda e design consagradas, hotéis, restaurantes e as melhores casas noturnas.Os bancos que teoricamente deslizam no antigo trilho. Não tenho certeza se deslizam mesmo. Eu pelo menos com toda minha fraca força tentei e não consegui.
Olha essa foto que encontrei. A execução! No meio do caminho um anfiteatro. Na "tela" uma janela de vidro com vista para a rua de NY. Ficaria sentada ali algumas horas...
A revitalização do bairro, a meu ver, é bem estratégica. Manhattan, a ilha onde qualquer espacinho vale uma fortuna, não tem mais pra onde crescer. O investimento pesado na recuperação de uma área degradada é um bom caminho.

O projeto é de James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro. A Highline vai da rua Gansevoort até a 30th.

http://www.thehighline.org - Este site é do tipo "amigos da Highline". Tem TUDO TUDO TUDO sobre o projeto. Vídeos, fotos, desenhos técnicos...pra quem gosta vale a pena. Tem até um blog.

obs: Minhas fotos não estão boas. Coloquei algumas perspectivas do projeto.

2 comentários:

  1. Meee...infelizmente nao tive tempo de ir ao highline...so vi de baixo! Mas enquanto estava andando pelo Meatpacking District, conversei com uns locais, e eles me falaram q moram ali a muito tempo (eles tem filhos de 7 anos que nasceram naquela aera). E falaram que a revitalizacao do bairro aconteceu gracas ao Sex in the City porque muito do seriado era filmado ali. Passei ate por uma casa noturna na 12th street que estava tocando musica brasileira. O Highline esta em primeiro lugar na minha lista de onde ir na minha proxima visita a NYC. Tambem sempre escutei falar q o bairro era pessimo, mas depois de passar a tarde passeando por ele, me deu vontade de me mudar pra la! Vamos? ;)

    ResponderExcluir
  2. ó! gostei! Tks pela dica Ló

    ResponderExcluir